quarta-feira, 16 de junho de 2010

Contabilistas são homenageados em Sessão Solene do Senado Federal

"Este dia marcará a história da contabilidade no Brasil porque, pela primeira vez, esta Casa parou para homenagear a importância desses profissionais", afirmou o senador João Vicente Claudino (PTB/PI), durante discurso na Sessão Solene do Dia do Contabilista, realizada no Plenário do Senado Federal, nesta quinta-feira, dia 27, às 14 horas. Para o senador piauiense - que foi o autor do requerimento de solicitação da homenagem -, "os contabilistas, apesar de terem o dia 25 de abril como o seu dia no calendário, devem ser reverenciados todos os dias, porque, a todo instante, a sua atuação contribui para a sustentabilidade econômica e financeira do País".
A Sessão Solene foi presidida pelo senador Mão Santa (PSC/PI), representando a Mesa Diretora do Senado. Além do presidente, a mesa da Sessão foi composta pelo senador João Vicente Claudino; pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; pela presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; e pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Valdir Pietrobon.

Mão Santa iniciou o seu discurso lembrando que a data comemorativa ao Dia dos Contabilistas, 25 de abril, foi uma sugestão do então senador João Lyra, em 1926. "O Dia do Contabilista representa uma justa homenagem a esta categoria profissional que presta serviços de fundamental importância, tanto na esfera pública quanto na privada", disse. Para o senador, "por trás de toda empresa financeiramente saudável está, com absoluta certeza, um excelente departamento de contabilidade".

João Vicente Claudino também lembrou o Patrono dos Contabilistas. "A luta do senador João Lyra foi pautada na conveniência de se regularizar o exercício da profissão contábil", afirmou, citando a edição do Decreto-Lei nº 9.295, em 1946. O senador destacou também a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade e mencionou fatos importantes da profissão ao longo dos anos.

O autor do requerimento da homenagem aos contabilistas registrou ainda "o importante trabalho realizado na conscientização da sociedade, sobretudo das administrações públicas, à época da implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal, momento em que o Conselho Federal de Contabilidade elaborou o Guia da LRF com orientação aos profissionais, agentes diretos do processo de transparência nas contas públicas". João Vicente também relatou conquistas recentes da profissão, como a implantação das normas internacionais de contabilidade (IFRS).

A classe contábil contou ainda com homenagem, em discurso, do senador Roberto Cavalcanti (PRB/PB). Os senadores Augusto Botelho (PT/RR) e Gim Argello (PTB/DF) também se pronunciaram e parabenizaram a classe contábil. O senador do Distrito Federal destacou sua atuação como autor de três emendas - aprovadas pelo Senado, na semana passada -, ao projeto de lei que reformula e atualiza o Decreto-Lei nº 9.295/46. O projeto aguarda a sanção do Presidente da República.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, representando a classe contábil, agradeceu a homenagem e falou a respeito de várias conquistas que vêm contribuindo, ao longo do tempo, para a evolução da profissão. "Deixamos de ser uma opção de escolha profissional para sermos a escolha que nos leva à realização dos nossos sonhos. Mais do que nunca, somos hoje os geradores de informações vitais para o processo de decisão das organizações que tenham foco no futuro e a visão no crescimento", afirmou.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, também manifestou agradecimento pela homenagem. "Estamos hoje no Senado, pela primeira vez, em uma Sessão Solene dedicada a comemorar o Dia do Contabilista. Esse é um marco nas nossas vidas". Da tribuna do Senado, ela aproveitou a oportunidade para mandar uma mensagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o projeto que reformula o Decreto-Lei nº 9.295/46: "Nós - a classe contábil brasileira - confiamos no Governo".

fotos: Eugênio Novaes

Maristela Girotto

Agência de Notícias: publicada em 27/05/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário