segunda-feira, 5 de julho de 2010

Impostos – Brasil é uma dos Países com Maior Taxa Tributária do Mundo

Um dado curioso, mencionado dentro de universidades e, de vez em quanto, pela grande imprensa, revela um fato indicado casualmente por empresários e analistas de mercado: o Brasil é, sem dúvidas, uma das nações que possui as mais altas taxas tributárias de todo o mundo.


Para se ter ideia, do primeiro dia deste ano até 28 de maio próximo, os trabalhadores trabalham para pagar impostos, segundo informações emitidas pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Em percentuais traduzidos, mais de 40,5% do ganho bruto dos contribuintes são voltados aos governos de todas as esferas (federal, estadual e municipal), ou aproximadamente R$ 500 bilhões.

Com os dados em mãos, o IBPT confessa que, atualmente, o cidadão do país trabalha praticamente dobrado para pagar tributos em relação às pessoas que atuavam na década de 1970, época na qual a ditadura militar atuava incomensuravelmente.

Poucos são os países que se sobressaem em relação ao Brasil nesse quesito, dentre eles Suécia e França. Outros, em especial Argentina, Chile, México, Espanha e Estados Unidos, também assinalam características parecidas.

Infelizmente ou felizmente, dependendo do ponto de vista, o discurso de Hillary Clinton, nos últimos dias, não soa bem. Ela, quando teve oportunidade, admirou a carga tributária empregada no país.

Fonte: http://www.salariominimo.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário