quinta-feira, 9 de setembro de 2010

EUA perdem duas posições no Ranking de Competitividade Global; Brasil fica estável

Por: Equipe InfoMoney                09/09/10 - 09h05         InfoMoney


SÃO PAULO – Em ranking anual do Relatório de Competitividade Global, compilado pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado nesta quinta-feira (9), os Estados Unidos perderam duas posições e caíram para o quarto lugar, após perder o primeiro posto no ano passado para a Suíça.


O rebaixamento norte-americano pode ser creditado ao enfraquecimento das instituições pública e privada, além de preocupações acerca do mercado financeiro, de acordo com nota divulgada pelo Fórum.


Emergentes


Já o Brasil manteve a 58ª colocação. O relatório destaca que o país deve enfrentar alguns desafios para potencializar sua competitividade, como a elevação dos padrões de educação e avanços nos marcos institucionais.


Entre os países emergentes, destaque para a China, que continua a conquistar posições mais altas, desta vez atingindo a 27ª posição. Índia e Rússia, que compõem o BRIC em conjunto com a China e o Brasil, mantiveram-se nas 51ª e 63ª posições, respectivamente.


O ranking


As posições são definidas baseadas no Índice de Competitividade Global, que analisa doze pilares: instituições, infraestrutura, ambiente macroeconômico, saúde e educação primária, educação de nível superior e treinamento, eficiência do mercado de bens, eficiência do mercado de trabalho, sofisticação do mercado financeiro, preparo tecnológico, tamanho do mercado, sofisticação empresarial e inovação.


Fonte: Infomoney
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário