terça-feira, 16 de maio de 2017

Em novo golpe, estelionatários enviam e-mails falsos da Receita

Se o usuário clicar no link, vai infectar o computador com vírus.

Vírus pode roubar dados como número de contas bancárias e senhas.
 
Estelionatários estão usando a internet e o Imposto de Renda para aplicar um golpe.
 
A entrega da declaração do Imposto de Renda terminou no dia 28 de abril e já no dia 3 de maio os e-mails falsos começaram a chegar.
 
Um tem a marca da Receita Federal e uma mensagem ameaçadora: “Sua declaração de 2016 está com o processamento suspenso por divergência dos dados”.
 
Para não levar uma multa de R$ 4.649, só abrindo formulários nos campos em azul. São os chamados links, que escondem as armadilhas.
 
Quando alguém clica num desses links, o vírus acorda, percorre os arquivos e domina o computador. O espião abre cadeados eletrônicos e portas virtuais de segurança. Os alvos são as informações bancárias como número de contas, senhas e saldos. O espião também pode capturar fotos e documentos pessoais do dono do computador.
 
“Imagina que esse e-mail chegou para 50 milhões de pessoas. Se 1% clicar com medo que isso seja uma informação verdadeira, nós estamos falando de cerca de 500 mil pessoas que podem cair num golpe e que podem ter algum prejuízo financeiro e até prejuízos pessoais. A sua imagem pode ficar marcada e talvez você não consiga recuperá-la mais da forma que ela era antes”, explicou Almir Meira Alves, professor de segurança cibernética.
 
Tem um jeito simples para não cair no golpe. É só se lembrar que a Receita Federal não procura pelo computador. Qualquer pessoa que tenha pendências na declaração do Imposto de Renda, dívidas com o Leão ou um dinheiro para receber é sempre avisada pelos correios.
 
Já o contribuinte pode falar com a Receita pelo computador, mas para isso é preciso entrar na página oficial do órgão, na internet.
 
Por enquanto, nada de e-mail.
 
“A Receita pediu este ano o e-mail do contribuinte. Se algum dia a Receita Federal for utilizar e-mails do contribuinte para alguma mensagem, terá um procedimento junto ao contribuinte de autorização”, disse Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda.

Também tem e-mail prometendo liberar contas inativas do
FGTS. Como tudo isso é falso, em vez de clicar no link, o melhor mesmo é mandar essas mensagens para a lata de lixo eletrônico.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário